Hipnose Clínica

A hipnose clínica é uma técnica aplicada por um profissional que consiste em levar a pessoa a um estado de transe, o que aumenta o seu foco e lhe traz as possibilidades de se conhecer melhor, relembrar situações passadas com riquezas de detalhes, ressignificar traumas e superar medos.

O processo é bem natural, não há nada de misterioso ou novo, pois o estado do transe hipnótico é comum ao corpo humano, e nós mesmos podemos fazê-lo sozinhos, se soubermos como fazer isso. 

Na concentração profunda, as pessoas hipnotizadas conseguem relembrar situações do passado, trabalham sua mente para induzir hábitos mais saudáveis, entre outros fins.

No passado, a hipnose já foi vista como uma técnica fraudulenta, pois foi muito explorada por charlatães e ilusionistas. Tanto que, até hoje, alguns pacientes se mostram resistentes a essa prática. Veja alguns exemplos de mitos e verdades:

  • pessoas de qualquer sexo e idade podem ser hipnotizadas;
  • o paciente não perde a consciência ou fala contra sua vontade durante o processo;
  • o transe não é um sono profundo, mas sim um relaxamento, apropriado para as mudanças que o cliente queira realizar em sua vida;
  • é a própria pessoa que se hipnotiza: o hipnoterapeuta apenas orienta;
  • não é possível ficar “preso” no processo;
  • geralmente, o paciente se lembra de tudo o que disse durante a sessão.

Indicações terapêuticas: muito útil para pessoas que sofram com traumas, baixa autoestima, ansiedade, medos, fobias, tabagismo, obesidade e vícios em geral.