Acupuntura

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica chinesa milenar que auxilia no tratamento de males físicos e emocionais. Na Medicina Tradicional Chinesa, prática da qual a acupuntura faz parte, o funcionamento do nosso corpo é controlado por uma energia vital  que flui  ininterruptamente e é neste contexto que a acupuntura consegue interferir nessa energia que nos alimenta . Quando estas energias estão fluindo em harmonia, nosso corpo estará saudável, porém, se elas estiverem em desequilíbrio, estaremos propensos a desencadear diversos distúrbios, até que a doença realmente se instale. Portanto na  acupuntura, o corpo, a mente e as emoções integram o indivíduo como um todo, e através  da relação de equilíbrio que estas partes apresentam entre si, a saúde se restabelece.

Sendo muito segura e largamente recomendada, inclusive pelo Sistema Único de Saúde, a prática de acupuntura vem sendo adotada já em muitos postos de saúde. A inserção de finíssimas e flexíveis agulhas em pontos específicos do corpo, faz da acupuntura uma técnica bastante eficiente em restaurar a desarmonia energética que foi abalada. Não há dúvida quanto ao sucesso e bem estar que a acupuntura propicia a quem faz uso dela. Ainda, contrariando a crença geral de que a inserção das agulhas é um processo dolorido, a acupuntura tem se provado uma prática muito confortável, podendo ser utilizada por qualquer pessoa.

Quanto ao  acupunturista, ele é um técnico não necessariamente médico, mas habilitado a aplicar as agulhas, tendo para isso se submetido a amplo e detalhado estudo de anatomia, fisiologia e várias outras disciplinas que integram a Medicina Tradicional Chinesa. Tratando-se de uma prática minimamente invasiva, a acupuntura tem ganhado grande espaço no Brasil em vários consultórios, hospitais e clínicas especializadas.

Indicações terapêuticas: dores em geral, problemas de coluna, artrite, artrose, ansiedade, estresse, depressão, disfunções do sistema digestivo, sinusite, rinite, enxaqueca,  fadiga, insônia e outras.